top of page
Buscar
  • Foto do escritorBetha Engenharia

Por que o Gerenciamento de obra é tão importante?

Para que uma obra seja entregue e atenda todas as exigências, é necessário serem aplicados uma série de processos e ferramentas da construção civil. Entre eles, temos o gerenciamento de obras, que está ligado diretamente a outras ferramentas e etapas, como o planejamento e o orçamento.

O objetivo é alinhar diferentes procedimentos em torno da busca por um foco na construção civil. Dessa forma, gerenciar uma obra está ligado diretamente como gerir, de forma simultânea, etapas distintas da cadeia de produção e burocráticas da obra.


Os profissionais que assumem esse papel devem entender de contratos, prazos, custos e gestão de pessoas.


Atualmente, toda empresa da construção civil que deseja se profissionalizar deve contar com um bom serviço de gerenciamento de obras, visto que essa etapa realizada de forma ineficiente pode gerar um impacto bastante negativo na questão da produtividade no canteiro de obras.


Isso ocorre, principalmente, por conta do planejamento inadequado do cronograma de compra, entrega de materiais, falta de planejamento adequado das equipes de produção, entre outros.


A importância do gerenciamento de obras pode ser definida por meio dos seus objetivos:


Controle de estoque de materiais;

Auxílio na fiel execução dos projetos;

Otimização de métodos construtivos;

Gerenciamento de obras antecipa os problemas;

Estratégia produtiva;

Redução de custos.

Engana-se quem pensa que o gerenciamento de obras pode ser feito de forma isolada a outras etapas da obra, como o planejamento e orçamento de obras.


Afinal, só é possível gerir aquilo que foi planejado e está quantificado de alguma forma. Dessa maneira, é importante que ambas as etapas (planejamento e orçamento) sejam feitas de forma eficiente e precisa.


Sem isso, o restante do processo pode se tornar confuso ou mesmo ineficiente, como é o caso do gerenciamento de obras. Assim, é importante contar com um processo que inclua todas as etapas de modo integrado.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page